O projeto

O Projeto BIOMONTADO – Ecossistema do Montado e da Vinha, pretende promover a sustentabilidade e resiliência do binómio Montado-Vinha, como fator de promoção da competitividade das empresas. É promovido pela parceria Tapada de Coelheiros, Herdade do Mouchão, Universidade de Évora e Comissão Vitivinícola do Alentejo.
Promover a qualidade do solo, a resiliência e a conservação dos habitats naturais no Montado e diminuir a fragmentação da paisagem são, em termos gerais, os grandes objetivos desta iniciativa.

PUBLICAÇÕES

Encontre aqui as publicações produzidas no âmbito do Projeto BIOMONTADO, que pretendem disseminar boas práticas que contribuem para a resiliência e a adaptação às alterações climáticas do Montado.
venha conhecer

BIODIVERSIDADE

O Montado é um sistema de Alto Valor Natural, porque concilia a produção agrícola com elevados níveis de biodiversidade, resultante das práticas de uso do solo. A titulo de exemplo, das 71 espécies de mamíferos terrestres presentes em território continental, mais de 95% ocorrem em Montados, entre eles o lince-ibérico, que recupera agora de um cenário iminente de extinção. A azinheira e o sobreiro, as árvores do Montado, são espécies protegidas pela lei portuguesa, o que revela a sua importância. Descubra aqui algumas das espécies de flora, aves, mamíferos, répteis, anfíbios e insetos que habitam no montado.
venha conhecer

Objetivos

O objetivo geral do Projeto BIOMONTADO é fomentar a sustentabilidade ambiental das atividades económicas com maior expressão na região, nomeadamente do Montado e da Vinha.

Em termos de objetivos específicos, o projeto pretende:

  1. Conservar e incrementar a qualidade e funcionalidade do solo;
  2. Melhorar o estado de conservação e restauro de habitats naturais;
  3. Promover a conectividade na matriz no binómio Montado-Vinha;
  4. Capacitar e promover a disseminação de conhecimento.
Enrelvamento vinha Biomontado

Ação

1

Conservação e incremento da qualidade e funcionalidade do solo.

  • Sementeira direta de prados perenes;
  • Ensaios com mulching;
  • Ensaios com mulching e biochar.
Biochar aplicado em pastagem.
Pallha para mulching
Pastagem com sementeira direta
Armadilhas recolectoras para monitorização da erosão do solo.
Amostras de controlo de erosão.

Ação

2

Melhoria do estado de conservação e restauro de habitats naturais.

  • Bosquetes;
  • Matos mediterrânicos;
  • Charcos temporários;
  • Afloramentos rochosos.

Foram definidas 30 manchas em cada uma das Herdades, onde serão instalados habitats naturais que constituem áreas de refúgio, alimentação e reprodução para a fauna. Os habitats naturais a instalar serão bosquetes, matos mediterrânicos, afloramentos rochosos e charcos temporários. Estes habitats naturais remanescentesPequenas frações de vegetação nativa, rodeadas por outro tipo de vegetação ou o uso do solo. São zonas de refúgio para muitas espécies, contribuindo para a conectividade da paisagem., assumem particular importância na conectividade no Montado, contribuindo significativamente para a promoção da biodiversidade.

Neste sentido, serão reproduzidas plantas nativas da Flora Portuguesa no Pólo da Mitra da Universidade de Évora, que irão ser utilizadas para as plantações nas Herdades parceiras, para a instalação das pequenas manchas de habitats naturais.

Bosquete, habitat natural remanescente
Charcos Temporários Mediterrânicos
Plantação de espécies nativas para criação de pequena mancha de matos, para melhoria das condições de refúgio
Morouço construído com pedras
Espécies de plantas nativas

Ação

3

Promoção da conectividade na matriz no binómio Montado-Vinha

  • Plantação de sebes autóctones multiestratificadas e multifuncionais;
  • Restauro da vegetação de linhas de água através de técnicas de engenharia natural.
Trabalhos de restauro de galeria ripícola
Plantação de sebes biodiversas

Ação

4

Capacitação e disseminação de conhecimento

  • Website;
  • Guia de Boas Práticas;
  • Workshops temáticos sobre agricultura regenerativa, recuperação de galerias ripícolas e produção de plantas autóctones.

Vários materiais serão produzidos com o objetivo de disseminar o projeto, as entidades participantes e o financiamento, tendo em vista a transferência de conhecimento para a sociedade e a promoção da biodiversidade.

Resultados

Funcionalidade do solo incrementada

  • Melhoria da qualidade e estrutura do solo;
  • Aumento da capacidade de infiltração de água;
  • Diminuição da erosão.

Biodiversidade promovida

Conectividade da paisagem reforçada

Sequestro de carbono incrementado

Conhecimento disseminado

  • Realização de workshops;
  • Elaboração de um Guia de Boas Práticas;
  • Abordagens inovadoras com soluções baseadas na natureza.

Financiamento

Projeto BIOMONTADO – O Ecossistema do Montado e a Vinha
Código do projeto: POCI-007-62G4-FEDER-181621

Data de Início: 01-04-2022
Data de Conclusão: 31-12-2023
Custo Total Elegível: 888.112,42 EUR
Apoio Financeiro da União Europeia: 888.112,42 EUR

Elsa Ganhão

Técnica superior do Departamento de Biologia da Universidade de Évora, licenciada em Educação de Infância (2002) e pós-graduada em Biotecnologia (data) pela Universidade de Évora.

Tem desenvolvido atividades de apoio à investigação, à orientação de estágios de licenciatura e a diferentes unidades curriculares nas áreas da botânica e entomologia, incluindo recolha de sementes e exemplares de flora autóctone, respetiva propagação e conservação ex-situ, com aplicações em ações de restauro ecológico, assim como estudos de proteção integrada e controlo biotécnico em diferentes culturas. Tem também vasta experiência em diversas técnicas laboratoriais, designadamente na preparação de material para microscopia ótica e eletrónica, e maneio de espécies animais vivas em laboratório. Destaca-se, ainda, a preparação e conservação de coleções de referência em palinologia e entomologia, sendo responsável pela gestão e manutenção do Herbário da Universidade de Évora.