O projeto
O Projeto BIOMONTADO – Ecossistema do Montado e da Vinha, pretende promover a sustentabilidade e resiliência do binómio Montado-Vinha, como fator de promoção da competitividade das empresas. É promovido pela parceria Tapada de Coelheiros, Herdade do Mouchão, Universidade de Évora e Comissão Vitivinícola do Alentejo.
Promover a qualidade do solo, a resiliência e a conservação dos habitats naturais no Montado e diminuir a fragmentação da paisagem são, em termos gerais, os grandes objetivos desta iniciativa.
PUBLICAÇÕES
BIODIVERSIDADE
Objetivos
O objetivo geral do Projeto BIOMONTADO é fomentar a sustentabilidade ambiental das atividades económicas com maior expressão na região, nomeadamente do Montado e da Vinha.
Em termos de objetivos específicos, o projeto pretende:
- Conservar e incrementar a qualidade e funcionalidade do solo;
- Melhorar o estado de conservação e restauro de habitats naturais;
- Promover a conectividade na matriz no binómio Montado-Vinha;
- Capacitar e promover a disseminação de conhecimento.
Ação
1
Conservação e incremento da qualidade e funcionalidade do solo.
- Sementeira direta de prados perenes;
- Ensaios com mulching;
- Ensaios com mulching e biochar.
Foram definidas parcelas de 5 hectares em cada herdade, nas quais foram realizadas sementeiras diretasConsiste na instalação de uma cultura sem nenhum tipo de preparação prévia do solo. É realizada com um semeador especial, capaz de semear diretamente no solo, que mobiliza uma estreita faixa do terreno, abrindo apenas um pequeno sulco unicamente na linha, com o objetivo de colocar as sementes a uma profundidade adequada a uma boa germinação e emergência das plântulas. de prados perenesPrados compostos por grande diversidade de gramíneas e leguminosas anuais e perenes, com grande capacidade de ressementeira, evitando a realização de sementeiras anuais., onde foram realizados ensaios com mulchingConsiste na aplicação de materiais sobre o solo, que podem ser orgânicos ou inorgânicos. A utilização de coberturas permite conservar a humidade do solo, reduzindo as perdas de água, otimizando as condições necessárias ao desenvolvimento vegetativo de plantas, sobretudo em situação de escassez hídrica. e com mulching e biocharRefere-se ao produto sólido rico em carbono quando a biomassa é decomposta termicamente sem oxigénio..
Pretende-se avaliar o impacto destas práticas na estrutura e funcionalidade do solo, através de análises químicas, e consequentemente na sua produtividade a longo prazo. Pretende-se igualmente avaliar o impacto destas práticas na capacidade de sequestro de carbono do solo, através do estudo da sua atividade microbiana.
Ação
2
Melhoria do estado de conservação e restauro de habitats naturais.
- Bosquetes;
- Matos mediterrânicos;
- Charcos temporários;
- Afloramentos rochosos.
Foram definidas 30 manchas em cada uma das Herdades, onde serão instalados habitats naturais que constituem áreas de refúgio, alimentação e reprodução para a fauna. Os habitats naturais a instalar serão bosquetes, matos mediterrânicos, afloramentos rochosos e charcos temporários. Estes habitats naturais remanescentesPequenas frações de vegetação nativa, rodeadas por outro tipo de vegetação ou o uso do solo. São zonas de refúgio para muitas espécies, contribuindo para a conectividade da paisagem., assumem particular importância na conectividade no Montado, contribuindo significativamente para a promoção da biodiversidade.
Neste sentido, serão reproduzidas plantas nativas da Flora Portuguesa no Pólo da Mitra da Universidade de Évora, que irão ser utilizadas para as plantações nas Herdades parceiras, para a instalação das pequenas manchas de habitats naturais.
Ação
3
Promoção da conectividade na matriz no binómio Montado-Vinha
- Plantação de sebes autóctones multiestratificadas e multifuncionais;
- Restauro da vegetação de linhas de água através de técnicas de engenharia natural.
A instalação de sebes e o restauro de linhas de água irão promover a conectividade entre os diferentes mosaicos de paisagem, funcionando como corredores ecológicosFaixas lineares de vegetação que permitem a ligação entre diferentes áreas, promovendo a conectividade entre eles. Os corredores ecológicos desempenham como principais funções ecológicas: locais de deslocação para a fauna, filtragem (em linhas de água) e barreira (de vento) e locais de refúgio e reprodução (Hess G R, Fischer, R A (2001). Communicating clearly about conservation corridors, Landscape and Urban Planning. Volume 55, Issue 3. Pages 195-208. https://doi.org/10.1016/S0169-2046(01)00155-4). fundamentais para a fauna, contribuindo assim para a promoção da biodiversidade.
Ação
4
Capacitação e disseminação de conhecimento
- Website;
- Guia de Boas Práticas;
- Workshops temáticos sobre agricultura regenerativa, recuperação de galerias ripícolas e produção de plantas autóctones.
Vários materiais serão produzidos com o objetivo de disseminar o projeto, as entidades participantes e o financiamento, tendo em vista a transferência de conhecimento para a sociedade e a promoção da biodiversidade.
Resultados
Funcionalidade do solo incrementada
- Melhoria da qualidade e estrutura do solo;
- Aumento da capacidade de infiltração de água;
- Diminuição da erosão.
Biodiversidade promovida
- Promoção de polinizadores;
- Promoção da entomofaunaFauna composta por insetos. auxiliar;
- Zonas de refúgio e alimentação para a fauna.
Conectividade da paisagem reforçada
Sequestro de carbono incrementado
Conhecimento disseminado
- Realização de workshops;
- Elaboração de um Guia de Boas Práticas;
- Abordagens inovadoras com soluções baseadas na natureza.
Financiamento
Projeto BIOMONTADO – O Ecossistema do Montado e a Vinha
Código do projeto: POCI-007-62G4-FEDER-181621
Data de Início: 01-04-2022
Data de Conclusão: 31-12-2023
Custo Total Elegível: 888.112,42 EUR
Apoio Financeiro da União Europeia: 888.112,42 EUR